Caminhando contra o tempo
- Proativa Comunicação
- 16 de jul. de 2016
- 2 min de leitura
Existe coisa pior do que se olhar no espelho e encontrar uma ruga ou marca de expressão? Para muitos homens e mulheres, a resposta claramente é negativa. Isso ajuda a explicar os resultados levantados pelo relatório anual publicado pela Internacional Master Courser on Aging Skin, que apontam um crescimento de quase 15% entre 2014 e 2015 no mercado mundial de produtos e procedimentos anti-idade, resultando em um faturamento superior aos 5,7 bilhões de euros.

As rugas não são nada mais do que pequenas dobras na pele decorrentes do processo de envelhecimento, onde tanto sua superfície como as camadas mais profundas se dobram sobre a pele. O Dr. Luciano Morgado, dermatologista e diretor da Clínica Monte Parnaso, explica que existem dois tipos de rugas: “as de expressão, que são decorrentes da contração muscular repetitiva ao longo dos anos, e se concentram especialmente ao redor dos olhos (pés de galinha), testa e lábios; já a outra é conhecida como rugas estáticas, que por sua vez são produto do envelhecimento da pele”.
Mas como preveni-las? Segundo o Dr. Luciano, o primeiro passo é saber quais são as principais causas. “O aparecimento das rugas está relacionado ao envelhecimento da pele, como consequência da idade e de uma predisposição genética individual, mas existem outros fatores que podem influenciar na formação prematura, como por exemplo, a exposição contínua ao sol sem usar protetor solar, que resulta em degeneração das fibras colágenas e elásticas da pele, e o tabagismo, que resulta em uma pele mais pálida, espessa e com maior quantidade de rugas em volta dos lábios”, conta.
Ou seja, a melhor maneira de preveni-las é evitando exposição solar excessiva e sempre usar protetores, além, é claro, de evitar o tabagismo ou produtos que estimulam a produção dos radicais livres. “Para os casos genéticos e de idade, existem cremes hidrantes e com ativos antirrugas, que são fatores que podem amenizar a formação de rugas”, explica o dermatologista da Monte Parnaso.
Se no seu caso as rugas já estão formadas, graças aos grandes avanços da tecnologia, já existem vários tratamentos que podem diminuí-las ou removê-las permanentemente, tais como:
Creme anti-idade: Eles não conseguem corrigir totalmente as rugas mais profundas e bem estabelecidas, mas são sim funcionais. Esses cremes funcionam através de diversos ativos, como Vitamina C e E, retinol, Ácido ferúlico, hialurônico, retinóico e glicólico, dentre outros. Eles ajudam a promover uma recuperação parcial das rugas mais leves e têm efeito hidratante e preventivo.
Desenvolver a prática de hábitos de vida mais saudáveis, assim como possuir uma alimentação balanceada, é fundamental para não sofrer excessivamente contra os sinais da idade.

Comments