A geração rugby
- Redação
- 2 de ago. de 2016
- 2 min de leitura
O futuro do rugby está nas crianças e, mais precisamente, nas escolas. É com esta filosofia que o Clube e Escola de Rugby Samambaia vem fomentando a modalidade olímpica que mais cresce no país desde que foi fundado em 2014. Dentre os carros-chefes, o Projeto MELINA Rugby nas Escolas oferece capacitação aos professores da rede de ensino local, dá suporte para inclusão da modalidade nos colégios e oferece todo material, esportivo e didático, para as escolas participantes.

Atualmente, graças ao projeto do clube, 22 instituições de ensino oferecem rugby em suas aulas de educação física , impactando mais de 20 mil alunos de Samambaia, Taguatinga e Recanto das Emas. Ao todo, o projeto prevê a participação de 50 escolas da região, mais de 200 professores capacitados e um impacto de 50 mil alunos até os Jogos Rio 2016, quando o rugby fará sua estreia oficial no calendário olímpico.
Outro projeto que se destaca entre as ações do clube é o Rugby Integral, onde educadores do clube oferecem a modalidade no contraturno escolar. A grande aposta do projeto é poder utilizar o rugby como ferramenta multidisciplinar de ensino, reforçando o conteúdo regular de uma maneira diferenciada. Para isso, foi desenvolvido um plano pedagógico que abrange letramento, reforço matemático, conscientização alimentar, meio ambiente e diversas disciplinas, sempre tendo o rugby como plano de fundo. Além disso, o programa abre portas para que universitários de diferentes áreas possam aperfeiçoar sua formação e ter sua primeira oportunidade profissional nas instituições de ensino. Atualmente, o Rugby Integral conta com 20 turmas semanais e mais de 300 alunos matriculados.
Reportagem, de 2014, da Rede Globo sobre um dos projetos desenvolvidos pelo Samambaia Rugby
Mas o rugby não está restrito aos muros do colégio: este ano, o Samambaia lançará a Koru, escolinha social que ofertará aulas gratuitas de rugby para crianças e adolescentes interessados em iniciar no esporte. A previsão é o lançamento de três escolinhas até dezembro: uma na Samambaia Sul, outra na Norte e a terceira no SEST SENAT. A partir destas escolinhas serão selecionados jovens potenciais para integrar as categorias de base com foco na preparação de alto rendimento.
A equipe adulta masculina do clube também vem apresentando grandes resultados e crescendo de maneira significativa. No último ano, o Samambaia/SEST SENAT foi o grande Campeão do Circuito Cerrado (torneio que reúne as principais equipes do Distrito Federal, Goiás e Tocantins) e Vice-Campeão do Centro-Oeste. Em março, o time disputa o Campeonato Brasileiro, sendo a primeira equipe na história do rugby brasiliense a conquistar uma vaga no torneio nacional.
Investindo no futuro e apostando no presente, o Clube e Escola de Rugby Samambaia vem apresentando grandes resultados e se destacando no rugby nacional, principalmente no que tange utilizar o esporte como oportunidade de um futuro melhor.
Sobre o rugby
Ainda pouco difundido no Brasil, o rugby tem origem inglesa e é apontado em diversas pesquisas como o esporte que mais cresce no país, podendo figurar entre as cinco modalidades mais praticadas pelos brasileiros até 2022. O principal motivo é sua inclusão nos Jogos Olímpicos RIO 2016, onde o Brasil será representando tanto na categoria masculina quanto feminina, sendo que as mulheres representam forte esperança de medalha verde-amarela.
Acesse rugbysamambaia.com.br e saiba mais!
Comments